Uma estratégia europeia mais forte em matéria de direitos das pessoas com deficiência

27. 11. 2025 - O Parlamento Europeu aprova as prioridades de uma nova estratégia para os direitos das pessoas com deficiência para o período 2025-2030, apelando a uma definição única de "deficiência" em toda a UE, a um melhor acesso ao trabalho e à educação e a uma proteção especial para as mulheres e raparigas.
Infographic Image

A resolução foi aprovada por uma forte maioria de 409 votos a favor e 9 contra, reflectindo o amplo consenso de que as pessoas com deficiência ainda enfrentam barreiras significativas - desde o emprego e os cuidados de saúde até à habitação, aos transportes e aos serviços digitais. O Parlamento Europeu apela, por isso, a que a nova estratégia seja mais ambiciosa e inclua não só objectivos políticos, mas também instrumentos jurídicos concretos.

Os eurodeputados propõem a criação de uma Garantia de Emprego e Competências financiada pela UE para ajudar as pessoas com deficiência a aceder ao mercado de trabalho, à reciclagem e à educação. O Parlamento Europeu propõe a criação de uma garantia de emprego e competências para ajudar as pessoas com deficiência a aceder ao mercado de trabalho, à formação e à educação. A proposta inclui também sanções para as autoridades e empresas que não cumpram as suas obrigações em matéria de acessibilidade.

O relatório dá especial ênfase à situação das mulheres e das raparigas, que são frequentemente vítimas de dupla discriminação. O Parlamento apela a um melhor acesso aos cuidados de saúde, à proteção contra a violência e à oportunidade de participar ativamente na vida pública.

Os eurodeputados também chamam a atenção para a necessidade de reforçar a acessibilidade nos transportes, no desporto, nas tecnologias digitais e nos produtos de uso diário. Apreciam os instrumentos existentes, como o AccessibleEU, o Cartão Europeu das Pessoas com Deficiência e a Diretiva relativa à acessibilidade da Web, mas apelam à sua aplicação mais rigorosa.

De acordo com a relatora Rosa Estaràs Ferragut, a votação em curso é um "momento decisivo" para transformar os compromissos políticos em acções práticas que garantam dignidade, independência e igualdade de oportunidades a milhões de europeus com deficiência.

We collect and visually present data publicly available at the page of European Parliament. Votemap.eu denies any responsibility for possible inconsistencies of the data or its changes after the publication.

Descriptions are created using DeepL Translate machine translation. We apologize for any possible imperfections or inconvenience.