Orçamento da UE para 2026
O orçamento total da UE ascende a 192,8 mil milhões de euros em autorizações e 190,1 mil milhões de euros em pagamentos, ou seja, os fundos efetivamente pagos aos beneficiários em 2026. Durante as negociações, o Parlamento Europeu aprovou 372,7 milhões de euros adicionais para as prioridades que os eurodeputados acreditam que terão o maior impacto na vida quotidiana dos cidadãos e na estabilidade da UE. O dinheiro extra vai para o Horizonte Europa (+20 milhões), as redes de transporte e energia (+23,5 milhões), a proteção civil e o RescEU (+10 milhões) ou a mobilidade militar (+10 milhões). A gestão das fronteiras externas (+10 milhões), o programa LIFE para o clima e os programas EU4Health e Erasmus+ (+3 milhões cada) serão igualmente reforçados.
A UE está também a aumentar o financiamento da política externa: +35 milhões para a vizinhança meridional, +25 milhões para a vizinhança oriental e +35 milhões para a ajuda humanitária. O Parlamento Europeu sublinha que o empenhamento global da UE é essencial em tempos de crise.
Os agricultores vão receber apoio adicional graças a um aumento de 105 milhões de euros no financiamento da promoção dos produtos agrícolas europeus, que se destina a abrir novos mercados e a ajudar, em particular, os jovens agricultores.
Um desafio significativo para o orçamento é o custo crescente do reembolso do programa NextGenerationEU, que aumentará em 4,2 mil milhões de euros em 2026, em comparação com as expectativas. No entanto, o Parlamento insistiu que estes custos adicionais não devem reduzir o financiamento de programas emblemáticos como o Erasmus+ ou o EU4Health e serão cobertos através de um "mecanismo em cascata".
We collect and visually present data publicly available at the page of European Parliament. Votemap.eu denies any responsibility for possible inconsistencies of the data or its changes after the publication.
Descriptions are created using DeepL Translate machine translation. We apologize for any possible imperfections or inconvenience.